Revelado: Reino Unido realizou campanha de truques sujos da Guerra Fria para difamar o primeiro vice-presidente do Quênia | Quênia

Os propagandistas britânicos da Guerra Fria difamaram o vice-presidente queniano Oginga Odinga na década de 1960 em operações de propaganda “negra”, revelam arquivos recentemente desclassificados.

O braço de propaganda do Ministério das Relações Exteriores, o Departamento de Pesquisa de Informação (IRD), atacou o nacionalista queniano em uma campanha de três anos dirigida por sua seção de truques sujos, a Unidade Editorial Especial (SEU).

O filho de Odinga, Raila Odinga, pode ser eleito presidente na terça-feira, quando os quenianos forem às urnas.

Oginga Odinga foi uma figura importante na luta contra o colonialismo britânico. Após a independência em 1963, os britânicos identificaram o presidente pró-ocidente Jomo Kenyatta como seu líder preferido. O vice-presidente Odinga era de esquerda e aberto às relações com o bloco comunista. Preocupados com a possibilidade de Odinga substituir Kenyatta, constitucionalmente ou não, os britânicos tentaram prejudicá-lo.

Embora, como os diplomatas britânicos reconheceram, Odinga não fosse comunista, segundo a historiadora Dra. Poppy Cullen, da Universidade de Loughborough, ele “representava uma ameaça direta aos interesses britânicos”. Odinga não apenas favoreceu políticas domésticas radicais, como também aceitou apoio financeiro da União Soviética e da China comunista. Mas o presidente Kenyatta não podia deixar de lado Odinga, pois representava a poderosa tribo Luo.

Arquivos desclassificados revelam quatro operações “negras” contra Odinga. Em setembro de 1965, o Telégrafo Diário publicou uma reportagem intitulada “Documento da ‘Revolução’ no Quênia”. Ele relatou em um panfleto emitido pela “Frente Popular da África Oriental” atacando o governo de Kenyatta como “reacionário, fascista e desonesto”. Mas elogiou Odinga como “um grande líder revolucionário” que seria levado ao poder por um “recém-formado Partido Socialista Revolucionário Popular do Quênia”.

Na verdade, foi uma operação de propaganda sofisticada que aumentou as suspeitas de que o vice-presidente do Quênia estava ligado à China comunista. O IRD enviou 80 exemplares do seu panfleto a “principais personalidades e à imprensa”, registou o SEU. Jornais quenianos deram cobertura massiva. Acreditava-se que os ministros quenianos estavam convencidos de que o folheto era genuíno.

Referindo-se ao rival de direita de Odinga, Tom Mboya, John Rayner do SEU escreveu: alegou que era o trabalho da CIA.”

Cullen diz: “Isso mostra claramente que Odinga era considerado a principal ameaça aos interesses britânicos e até onde os britânicos estavam dispostos a ir para difamá-lo”.

Odinga suspeitava que ele estava sendo alvo. Em 1964, ele reclamou publicamente de uma “onda de difamação e crítica fácil” na imprensa britânica. Escolher jornais britânicos, incluindo o Telégrafocujo correspondente Odinga expulsou do Quênia quatro meses depois, ele reclamou de reportagens sugerindo que ele estava conspirando contra Kenyatta.

“Agentes de inteligência britânicos”, concluiu ele, foram “sancionados por seu governo para passar informações oficiais à chamada imprensa ‘independente’ de Fleet Street”.

Um relatório desclassificado de junho a dezembro de 1964 revela o que parece ser a primeira operação do SEU contra Odinga. Em outubro, o SEU produziu um folheto, supostamente originário dos “Leais Irmãos Africanos”, rotulando o líder queniano de “uma ferramenta dos comunistas chineses”.

Jomo Kenyatta é empossado como líder queniano em 1963
O político pró-ocidental Jomo Kenyatta é empossado como líder queniano em 1963. Fotografia: Bettmann/Arquivo Bettmann

Os Irmãos foram uma invenção dos propagandistas do IRD. Ao longo de nove anos, 37 panfletos foram emitidos pela falsa organização que pretendia “libertar a África de todas as formas de interferência estrangeira”.

As alegações de Kenyatta em abril de 1964 de que “o Sr. Odinga e seus associados podem tentar algum tipo de ação armada ou outra para tomar o poder” levaram a planos de intervenção militar britânica caso os temores de um golpe se materializassem.

Também levou a outra operação do SEU acusando Odinga de envolvimento em um golpe de esquerda.

Apesar das batidas nos escritórios e casas de Odinga e outros radicais, resultando no confisco de armas, nenhuma evidência concreta de um golpe foi encontrada, e ele permaneceu como vice-presidente.

Uma avaliação do alto comissário da Grã-Bretanha apontou como evidência para carregamentos de armas russas, armas em embaixadas comunistas e instalações sob o controle de Odinga, bem como seu envolvimento em treinamento militar para quenianos em países comunistas. Mas mesmo ele concluiu que “os conspiradores esperavam que a derrubada fosse possível por meios mais ou menos constitucionais, e que as armas e estagiários eram apenas para dar-lhes segurança extra e apoio, se necessário”.

Segundo Cullen, autor de Quênia e Grã-Bretanha após a independênciaembora os temores fossem genuínos, “o golpe foi provavelmente em grande parte ficcional”, um “pretexto para se mover contra Odinga”.

No entanto, os propagandistas do IRD armaram o relatório do alto comissário. Um artigo intitulado “Kenyatta frustra o golpe de esquerda” foi plantado em uma publicação suíça em uma tentativa de empurrá-lo para a mídia da Europa Ocidental. “Agora está claro”, afirma, “que apenas uma ação resoluta do presidente Kenyatta frustrou com sucesso um golpe de esquerda pró-comunista no Quênia”.

Inscreva-se na First Edition, nosso boletim informativo diário gratuito – todas as manhãs da semana às 7h BST

De acordo com o professor Scott Lucas, especialista em política externa britânica da Universidade de Birmingham, “A história das operações de propaganda britânica no Quênia é um lembrete de que os dias de um império em declínio não eram tanta pompa e circunstância quanto engano, desinformação e truques sujos. ”

No fundo, “foi um esforço daqueles em Londres para continuar a exercer o controle sobre uma ex-colônia bem depois de se tornar independente”, disse o professor Lucas.

Odinga renunciou ao governo de Kenyatta em 1966 e estabeleceu um novo partido político, a União Popular do Quênia (KPU). Mas a experiência do país com a democracia multipartidária não durou muito. Membros do KPU foram detidos sem julgamento sob novas leis draconianas.

Em 1969, o partido foi proibido. Odinga foi colocado sob detenção e depois preso pelo sucessor de Kenyatta, Daniel arap Moi.

Seu filho Raila, que seguiu seu pai na política, foi repetidamente preso sem julgamento antes do Quênia retornar à democracia. Resta saber se ele realizará a ambição de seu pai e se tornará presidente do Quênia.

Leave a Comment